Conhecido por suas potencialidades turísticas, com destaque para as quedas do Rio Chapecó, a Capital Nacional da Semente da Soja, o município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, completa 67 anos de emancipação política-administrativa, neste domingo, 27 de Julho.
O nome original da região era Passo das Flores, dado pelos tropeiros devido à grande quantidade de flores que existiam no local. A partir da chegada de imigrantes e do desenvolvimento da região, o nome foi alterado para homenagear o filho do governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, Abelardo Wenceslau da Luz quando o distrito foi elevado à categoria de município em 1922 passando a se chamar.
Antes apenas um caminho para tropeiros que se deslocavam entre o São Paulo, Paraná, com passagem para Santa Catarina em direção ao Rio Grande do Sul, hoje um dos municípios de alto desenvolvimento agrícola e iniciando um forte processo de agro industrialização e indústria têxtil.
Uma grande festa estava programada para celebrar a data, entretanto, a programação foi suspensa em solidariedade aos munícipes que foram fortemente atingidos tempestade que atingiu o município recentemente e que ainda se recompõe.
Ao falar sobre os 67 anos, o prefeito, Nerci Santim(MDB), que governa o município no quarto mandato destacou alguns aspectos políticos, econômicos e sociais abelardenses ao longo da história.