Secretaria de Saúde de Palmas e Instituto Santa Pelizzari encaminham conclusão de transferência de contrato para o Estado

Escrito em 03/09/2024
Guilherme Zimermann

A Secretaria de Saúde de Palmas, Sul do Paraná, anunciou nesta terça-feira (3), que o processo de transição do contrato de prestação de serviços médicos do Instituto Santa Pelizzari para o governo do Estado está em fase de conclusão.

De acordo com a secretária da pasta, Marília Forest, desde fevereiro a gestão municipal e a direção do Instituto estão atuando junto aos órgãos da Secretaria de Estado da Saúde para que o hospital deixe de ter um contrato com a prefeitura e passe a ter um contrato exclusivo com o governo do Paraná.

Dessa forma, os recursos direcionados ao município via Ministério da Saúde, passarão a ser alocados ao Fundo Estadual de Saúde. Não se trata de renúncia da Gestão Plena do SUS pelo município, mas um ajuste contratual, que possibilitará à gestão municipal se dedicar à atenção primária em saúde e, ao mesmo tempo, permitir que o hospital possa integrar de forma mais efetiva, programas do Governo do Estado e captar novos recursos para implantação UTI neonatal, serviços de hemodiálise e expansão de cirurgias eletivas.

A secretária municipal informou que desde 1º de agosto já está em andamento a nova sistemática, com a gestão do governo do Estado sobre o contrato de serviços prestados pelo Instituto Santa Pelizzari, sendo necessários ainda alguns alinhamentos.

Para a população, não há mudanças. Os atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) seguem normalmente, com o fluxo iniciando na Unidade de Pronto Atendimento em casos de urgência e emergência, e havendo necessidade, o paciente é encaminhado ao hospital.