Com a participação do Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, os padres e diáconos – diocesanos e religiosos, de 27 a 31 de outubro, aconteceu o Retiro do Clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão). O assessor foi Dom Antonio Fernando Saburido – Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, que abordou o tema: “Espiritualidade à luz dos Escritos de São João”.
Em entrevista à Pascom Diocesana, Dom Antônio ressaltou os principais tópicos abordados, motivando o clero para uma vida espiritual intensa.
Motivar o Clero
É uma alegria estar aqui na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, com esse presbitério maravilhoso. Foi uma oportunidade viver esse momento de graça. Pensamos nesse tema, porque a espiritualidade é fundamental na vida do presbítero. E São João é contemplativo e nos dá muitas bonitas lições. Fomos guiados pelos escritos de São João. A intenção é motivar o clero a se interiorizar e levar uma vida espiritual intensa. Isso é fundamental para que possamos levar adiante a nossa missão com tantos desafios, mas também com muitas alegrias. Seguir o que Deus aponta como caminho correto para sermos fiéis à meta que abraçamos.
Padre e Comunidade
![[Grupo RBJ de Comunicação] A “Espiritualidade à luz dos escritos de São João”, foi tema do retiro do clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/11/16-scaled.jpg)
É importantíssimo a unidade presbiteral com todo o Povo de Deus que nos é confiado. É de grande importância para que o exercício ministerial atinja o seu objetivo, de modo que essa sensibilidade de Pastor, nós não podemos perder. Acentua-nos o valor que tem a vida religiosa e os leigos na estrutura paroquial. Assim possamos caminhar bem conforme os ditames do Evangelho. Quando Deus chama, Ele capacita, Ele nos dá os meios para que possamos fazer a sua vontade. Nesse sentido, nos entregamos às mãos de Deus até que Ele vai conduzindo os nossos passos. Humildemente nos colocamos nas mãos do Senhor.
Maria e o Sacerdócio
Maria é a Mãe da Igreja, é nossa mãe e a mãe dos sacerdotes. Temos que valorizar a experiência de Nossa Senhora: o silêncio, a humildade, a maneira como ela recebeu o anúncio do Anjo, vivendo tudo isso intensamente e foi fiel até o último momento. Maria não vacilou, procurou ser fiel até o fim. É um modelo de mulher exemplar.
Ano Jubilar
![[Grupo RBJ de Comunicação] A “Espiritualidade à luz dos escritos de São João”, foi tema do retiro do clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6-scaled.jpg)
É um ano de muitas bênçãos. É o primeiro Jubileu desse novo milênio. Somos convidados para sermos os peregrinos de esperança, levando ao mundo a mensagem de amor, de paz e fazer isso, sobretudo, pelo testemunho. Essa é a missão da Igreja e dos sacerdotes. Nós, que deixamos tudo e procuramos viver plenamente o sacramento do Batismo, oferecendo nossa vida ao serviço do Reino de Deus, temos o dever de viver permanentemente a experiência do Ano Jubilar, estando sempre disponíveis para fazer a vontade de Deus. Desde o Batismo temos a consciência de que somos inseridos em uma comunidade e temos responsabilidade de uns para com os outros. A certeza de que recebemos os dons do Espírito, que desde o Batismo se torna claro em nossa vida, vamos ter a força de Deus para podermos cumprir essa missão de sermos agentes do bem, levando a esperança em um mundo desesperado, apontando o caminho que é o Cristo.
Escola Diaconal
É de fundamental importância e completa a necessidade da Igreja. O presbitério fica mais rico com a presença dos diáconos permanentes. O Bispo, os padres e os diáconos, formam os três graus do Sacramento da Ordem presente na Igreja. Parabenizo a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão por isso. Lá em Recife temos a Escola Diaconal também, com um grande número de diáconos. Por um tempo eu fui coordenador da formação dos diáconos e tenho uma admiração muito grande por esse trabalho. São homens, geralmente casados, que encontram tempo em seu dia a dia para servir mais plenamente a Igreja. É louvável e deve ser motivo de ação de graças para todos nós.
Comunicação na Igreja
A Pascom tem crescido muito, sobretudo depois da pandemia, tiveram um grande impulso na caminhada evangelizadora. Através dos meios de comunicação sociais conseguimos expandir muito mais. A Igreja, na Missa dominical, atinge muita gente, e com os meios de comunicação vai muito mais adiante. Mais pessoas têm a oportunidade de escutar o Evangelho e a reflexão da Palavra de Deus e isso, sem dúvida, é um bem, é uma forma atual de evangelizar.
Papa Leão XIV
A Igreja vive um momento muito feliz. O Espírito Santo sempre age nessas ocasiões. É um Papa que chegou para surpresa de todos nós, ninguém esperava. É uma pessoa com bonita experiência de inserção missionária em uma região pobre no Peru. Leão XIV já está dando sinais de boa vontade. Sem dúvida nenhuma vai corresponder como aquele que foi enviado pelo Senhor e que possa ajudar a Igreja a caminhar na direção certa.
Mensagem à Diocese
![[Grupo RBJ de Comunicação] A “Espiritualidade à luz dos escritos de São João”, foi tema do retiro do clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/11/33-scaled.jpg)
Foi uma alegria estar com vocês. Parabenizo Dom Edgar, um bispo querido que está cumprindo a sua missão, sendo um instrumento de Deus para conduzir esse povo. Parabenizo todo o clero também pelo retiro que fizemos com tanto silêncio, reflexão e atenção. Deu para sentir a seriedade desse presbitério. A Igreja de Palmas-Francisco Beltrão está de parabéns por ter um clero tão dedicado com pessoas doadas e que irão ajudar na caminhada eclesial.
