Palmas celebrou 170ª Festa do Senhor Bom Jesus da Coluna com fé, tradição e esperança

Escrito em 06/08/2025
Guilherme Zimermann

O município de Palmas e a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão celebraram nesta quarta-feira, 6 de agosto, o dia do seu padroeiro, Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, com uma programação religiosa e festiva que mobilizou fiéis, famílias e comunidades. A celebração marcou a 170ª edição da tradicional festa, uma das mais antigas do Estado do Paraná.

Neste ano, o tema central da festa, “Senhor Bom Jesus, nossa esperança”, foi inspirado no Jubileu 2025, convocado pelo Papa Francisco com o lema “Peregrinos de Esperança”. A proposta da Igreja foi convidar os cristãos a refletirem sobre a reconciliação, conversão e libertação, buscando serem sinais de amor e acolhimento ao próximo.

A preparação espiritual para o dia do padroeiro contou com novenas realizadas pelas comunidades, reunindo fiéis em momentos de oração, partilha e fé. As celebrações culminaram com a Santa Missa Solene desta quarta-feira, reunindo devotos que renovaram sua fé e devoção ao Senhor Bom Jesus. Como em todos os anos, a parte social da festa também teve destaque, com a venda do tradicional churrasco.

A escolha do padroeiro se deu ainda em agosto de 1836, com a chegada dos bandeirantes à região dos Campos de Palmas. O título foi confirmado pelo Padre Ponciano de Araújo, em homenagem ao dia 6 de agosto, dedicado liturgicamente ao Senhor Bom Jesus. O título “da Coluna” remete ao episódio bíblico do açoitamento de Jesus Cristo, amarrado a uma coluna no Palácio de Pilatos, momento de profunda dor e entrega de Cristo.

.