A prefeitura de Palmas, Sul do Paraná, apresentou o projeto do Condomínio do Idoso que deve ser implantado no município, a partir de programa da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A apresentação foi realizada nesta quarta-feira (9), no Centro do Idoso.
Poderão participar da seleção das unidades pessoas idosas com renda de um a seis salários mínimos, e que não sejam proprietários de outros imóveis. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo.
As casas não serão vendidas, nem doadas aos beneficiários. Elas serão cedidas por tempo indeterminado para que, após a sua desocupação, sejam novamente direcionadas para outros idosos.
A apresentação do projeto foi conduzida pelo chefe de gabinete da prefeitura municipal, Marcos Gomes, que informou que o município já comprou uma área, no bairro São Francisco, para a construção das 40 unidades habitacionais. Segundo o vice-prefeito, Edson Kemes, na próxima semana deve começar a terraplanagem do terreno.
A diretora do departamento de administração fundiária, Fernanda Ziguer, explicou que os idosos que se enquadram nos critérios do programa poderão realizar seus cadastros a partir da próxima semana, no Centro de Distribuição, localizado no bairro Lagoão, apresentando documentos pessoais e comprovante de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal.
A partir deste cadastro será feita a seleção dos beneficiários, juntamente com a Cohapar, sendo priorizados aqueles que tenha renda mais baixa.