Produtores de hortaliças em sistema aberto, fora de estufas ou qualquer tipo de proteção, sentem as causas das seguidas geadas nos municípios da região, durante este inverno. Em Coronel Domingos Soares, Sudoeste do Paraná, os agricultores familiares já contabilizam os prejuízos.
A produção destinada à merenda escolar através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar ficou comprometida, prejudicando o fornecimento de alimentos aos estudantes do município.
A chegada do período de férias, embora não minimize os prejuízos dos produtores, pode trazer uma solução de curto prazo para a escassez dos produtos.
O diretor do Departamento de Agricultura, Leandro Oliveira, confirma perdas significativas nas plantações, afetando a produção de alimentos orgânicos. “Essas perdas podem impactar a entrega de produtos frescos e de qualidade às escolas do município, prejudicando o fornecimento de alimentos saudáveis às crianças”, destaca.
Conforme ele, o governo municipal está avaliando os impactos, buscando alternativas para apoiar os agricultores afetados e garantir que a merenda escolar continue recebendo produtos de origem local e sustentável. Ouça no player abaixo: