No próximo dia 04 de agosto, os Presbíteros e Diáconos da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão retornarão ao Seminário Diocesano Menor São João Maria Vianney, para celebrar o Dia do Padre. Estão programadas atividades de oração e confraternização em diversos ambientes da Igreja em Palmas.
É tradição realizar o encontro no local de formação que marca o início da caminhada da maioria dos membros do Clero Diocesano do Sudoeste do Paraná. Apenas em 2024 não ocorreu pela dificuldade de deslocamento dos padres pela PRC 280, que se encontrava em obras e com muito tempo de paradas.
Conforme o Coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Dilionei Müller, a próxima segunda-feira será um dia de Celebração e Convivência Fraterna que inicia com o café da manhã, seguido de momentos de espiritualidade e peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, próximo dali.
A celebração da Missa Jubilar, será às 11h00, na Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, uma das Igrejas Jubilares para o Ano Santo. A respectiva paróquia, igualmente, prepara-se a 170º Festa do Padroeiro de Palmas e da Diocese, no dia 06 de agosto.
Os participantes do encontro terão o almoço e momentos de confraternização nos espaços da Escola de Integração Social de Palmas (EISPAL), entidade mantida pela Cáritas Diocesana.
Em sua mensagem de gratidão aos presbíteros, o Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, convida a celebrar e renovar o chamado vocacional, como servidores de Jesus Cristo e seu Reinado.
DIA DO PADRE
No Dia 04 de agosto, dentro do mês vocacional, se celebra a memória de São João Maria Vianney, um pároco, o Cura d’Ars, que converteu uma cidade inteira através de sua pregação e seu exemplo de vida.
São João Maria Vianney, que nasceu na França, em 1786, é o padroeiro de todos os padres, pois ele vivia isso no dia a dia, ficava até treze horas no confessionário, era homem de oração e celebrava a Santa Eucaristia todos os dias. Além de ir à casa das pessoas e nos bares da cidade a fim de converter a população
SEMINÁRIO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
O Seminário São João Maria Vianney, de Palmas, Sul do Paraná, completa em 2025, 86 anos de fundação. Criado em 1939, por Dom Carlos Eduardo Saboia Bandeira de Mello, a instituição já abrigou mais de 1,4 mil seminaristas durante todo o seu período de atuação.