A Secretaria de Assistência Social de Palmas, Sul do Paraná, iniciou um trabalho de visitas em domicílios para regularização e atualização do Cadastro Único. Aproximadamente, 400 famílias deverão ser entrevistadas, para regularizar pendências apontadas pelo Governo Federal. O trabalho deve seguir até o final de julho.
De acordo com o a secretária de Assistência Social, Rubiana Matoso, mais de 1,7 mil famílias precisam passar pela atualização, conforme determinação do Governo Federal. Destas, 400 precisam receber as equipes da pasta diretamente em suas casas.
Para isso, as unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) vão passar por mudanças em seus atendimentos. No período da manhã, serão realizados todos os serviços, incluindo o Cadastro Único. À tarde, não haverá atendimento sobre o Cadastro Único, porque as equipes estarão de casa em casa, para realizar as revisões. Ouça no player abaixo:
A coordenadora do Cadastro Único, Daniela Toldo, explica que o governo federal encontrou inconsistências nos dados de famílias que recebem Bolsa Família, BPC e outros benefícios, por isso a necessidade desse trabalho de revisão dos cadastros.
Ela ressalta que o trabalho busca revisar os cadastros, visto que o Governo detectou que a renda das famílias ultrapassou os limites dos programas sociais ou há integrantes que não foram inclusos nos registros das famílias.
Salienta que o objetivo não é cancelar o recebimento de benefícios, mas realizar as adequações e atualizações necessárias, para garantir a manutenção dos programas sociais para as famílias que precisam. Ouça no player abaixo: