A Pastoral da Saúde Nacional tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano, coordenar e subsidiar ações pastorais e sociais de assistência espiritual aos enfermos, familiares e profissionais da saúde;
Realizar atividades de capacitação, como cursos, palestras, fóruns, seminários e outras
atividades educativas, individualmente ou em parceria com órgãos e instituições públicas e privadas.
Nas paróquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, região que compreende o Sudoeste paranaense, a Pastoral da Saúde tem importante atuação. De a cordo com a coordenadora diocesana, a psicóloga Caroline Plakitka Lavezzo, foram positivas as ações realizadas em 2025, levando apoio emocional e espiritual e com uma grande equipe: “Foi um ano marcado por presença constante, escuta atenta e cuidado humanizado. A Pastoral esteve junto das pessoas nos momentos de maior fragilidade, levando acolhimento, apoio emocional, espiritual e orientação, sempre respeitando a individualidade de cada o fortalecimento do trabalho em equipe, maior integração entre os agentes e um olhar cada vez mais sensível para o sofrimento humano. A Pastoral da Saúde reafirmou seu papel de estar junto, de caminhar com as pessoas e oferecer esperança, conforto e dignidade, mesmo em contextos difíceis.”
Conta a coordenadora diocesana que para 2026 as metas estão focadas no crescimento e fortalecimento da pastoral. (ÀUDIO ANEXO)
