Um momento histórico e emocionante. Essa foi a definição da palmense Raffaella Araújo, que teve a oportunidade de acompanhar o primeiro dia do velório do Papa Francisco, em Roma.
Ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club de Palmas, ela relatou como foi a experiência de mais de três horas na fila até os cinco segundos em que foi possível estar próximo ao corpo e prestar sua última homenagem ao pontífice.
Em viagem de férias à Itália, Raffaella contou que havia visitado a Basílica de São Pedro alguns dias antes do falecimento de Francisco e, como um dos principais pontos turísticos, o local tinha movimento intenso de pessoas. Porém, para o funeral, o volume de visitantes foi muito maior.
![[Grupo RBJ de Comunicação] “Você está próximo de Deus”: palmense relata emoção no adeus ao Papa Francisco — Foto: Raffaella Araújo](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-23-at-192820-2-600x800.jpeg)
Ela destaca a organização e o respeito de todos os presentes, que aguardaram pacientemente e percorreram todo o trajeto desde a Praça São Pedro até a cúpula da Basílica, onde repousa o corpo do primeiro Papa oriundo da América Latina.
A Igreja celebra em 2025, o Ano Jubilar, período voltado ao perdão, a renovação espiritual e à reconciliação. Um dos marcos é a abertura das Portas Santas das Basílicas de Roma, dentre elas a Basílica de São Pedro. A entrada dos fiéis para a despedida do Papa é feita pela Porta Santa.
![[Grupo RBJ de Comunicação] “Você está próximo de Deus”: palmense relata emoção no adeus ao Papa Francisco — Foto: Raffaella Araújo](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-23-at-192822-2-1067x800.jpeg)
“A Basílica é um lugar surreal, porque você está ali próximo de Deus, é o lugar maior da nossa Igreja”. É assim que Raffaella descreve a Basílica de São Pedro, como um local de paz. Outra percepção que ela teve, foi a confirmação da humildade de Francisco, cujo velório ocorre de forma simples, reforçando o compromisso do argentino, que buscou o foco da Igreja nos mais pobres ao longo do seu pontificado.