Projetada há pelo menos quatro anos, a Delegacia Cidadã da Polícia Civil de Palmas segue aguardando a sua construção. Há expectativa para que o processo licitatório para a obra seja lançado neste ano.
Em dezembro de 2020, a Câmara de Vereadores aprovou a doação de um terreno de 1 mil metros quadrados, avaliado em mais de R$ 650 mil, ao governo do Paraná para a construção da Delegacia Cidadã da Polícia Civil. O espaço em questão fica localizado entre os Fóruns Eleitoral e do Trabalho.
O projeto possui infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. Entre as diferenças para as estruturas comuns estão acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, além de salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
Segundo o delegado Kelvin Bressan, o processo tramita internamente dentro da Secretaria de Segurança Pública do Estado, com expectativa da licitação ser lançada ainda neste ano. Enquanto isso, a corporação segue com apoio do Conselho Comunitário de Segurança, adequando o espaço da atual delegacia para comportar os serviços.