Licitação para obra de UBS do São Francisco é declarada fracassada pela prefeitura de Palmas

Escrito em 07/08/2025
Guilherme Zimermann

Processo licitatório aberto pela prefeitura de Palma, Sul do Paraná, para a construção da UBS do bairro São Francisco fracassou. A obra, orçada em R$ 2,2 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Comunicado da licitação fracassada foi publicado no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (6).

O projeto para a construção da UBS foi apresentado pela prefeitura municipal em 2023, na primeira etapa do PAC Seleções. A Secretaria Municipal de Saúde justificou a necessidade da construção para garantir acesso adequado da população aos serviços. Atualmente, as comunidades dos bairros São Francisco e Serrinha têm como unidade de referência a UBS central, que engloba também, além do Centro, os bairros Divino, São José e Dissenha.

Prefeitura de Palmas abre licitação para construir UBS no bairro São Francisco

O projeto da UBS é de porte Tipo I, com capacidade para acomodar uma Equipe de Saúde da Família e uma Equipe de Saúde Bucal, para atender aos bairros São Francisco e Serrinha. A unidade deverá construída em um terreno ao lado do Centro de Educação Infantil (CMEI) do bairro São Francisco. O projeto prevê uma construção de 389,78 m² e uma área total coberta com marquise de 481 m².

A concorrência foi aberta pelo sistema de compras públicas do governo federal. Várias construtoras apresentaram propostas para obra, mas todas foram desclassificadas ou inabilitadas, pela falta de documentações e adoção de procedimentos errados na hora da sessão de disputa da licitação. Uma empresa se habilitou, atendendo a todos os critérios, no entanto, comunicou posteriormente que não tinha mais interesse na obra. A prefeitura possivelmente lançará uma nova licitação.

.