De la Cruz segue fora do Flamengo e retorno aos gramados ainda não tem data definida

Escrito em 29/07/2025
Redação Flamengo - Jogo de Hoje

Meia uruguaio trata lesão no joelho e aproveitou liberação do clube para visitar a família após tensão nos bastidores



De la Cruz trata inflamação no joelho esquerdo, e Flamengo tenta recuperá-lo para oitavas da Libertadores — Foto: Gilvan de Souza/CRF

O Flamengo não contou com Nicolás De la Cruz na partida contra o Atlético-MG neste domingo. O meio-campista uruguaio, envolvido recentemente em uma polêmica após vazamento de mensagens internas do clube, foi liberado para passar o fim de semana no Uruguai com a família. No entanto, mesmo sem a liberação, ele já estaria ausente da partida por conta de dores no joelho esquerdo.

De la Cruz se reapresenta nesta segunda-feira ao elenco rubro-negro, mas ainda sem condições clínicas para voltar aos treinamentos. O departamento médico trabalha no controle da inflamação utilizando medicamentos, drenagens e outras abordagens terapêuticas. O objetivo é devolvê-lo ao elenco a tempo de participar dos compromissos decisivos do segundo semestre.

A última vez que o jogador entrou em campo foi no duelo contra o Santos, em 17 de julho. Desde então, ficou de fora dos confrontos contra Fluminense, Red Bull Bragantino e Atlético-MG. A comissão técnica optou por dar uma pausa na sequência de jogos do uruguaio visando evitar agravamentos e buscar uma retomada com mais estabilidade física para a segunda metade da temporada.

Na temporada passada, De la Cruz também enfrentou dificuldades físicas justamente nesta etapa do ano, comprometendo sua sequência. Apesar disso, o clube avalia que seu desgaste atual é menor do que o apresentado em 2024, o que acende uma expectativa mais otimista para os próximos meses.

Segundo o planejamento inicial, o jogador deve ficar afastado por ao menos três semanas. A meta é tê-lo apto para as oitavas de final da Libertadores, em duelo contra o Internacional no dia 13 de agosto. A liberação para retorno dependerá da evolução clínica nos próximos dias.

— Quem define horários e folgas do Nico é o departamento médico. O que posso dizer é que é um jogador extraordinário e nos ajudou muito até essa lesão pré-Mundial. Até por isso que sou super agradecido a ele. Era um momento muito delicado da nossa equipe. Tínhamos uma lesão do Allan, do Erick e uma expulsão do Gerson, na qual tínhamos o Evertton Araújo e ia ter que improvisar o Varela — declarou o técnico Filipe Luís após a vitória sobre o Atlético-MG.

— Conversei com ele, estava no limite, ele foi no sacrifício naquele jogo e acabou tendo a lesão. É um cara que sempre que pode dá tudo que tem pela equipe. E um jogador que se sacrifica, sacrifica o próprio corpo a favor da equipe vai ter a minha proteção e o meu carinho sempre. Estou contando os dias para que ele possa voltar, porque ele é muito importante para a gente — completou o treinador.

O técnico se refere ao clássico contra o Botafogo, no dia 18 de maio, quando De la Cruz foi substituído aos 17 minutos do segundo tempo por conta da lesão no joelho esquerdo. O retorno ocorreu apenas em julho, em jogo contra o Bayern de Munique, pelas oitavas do Mundial de Clubes. Ele também atuou diante de São Paulo e Santos, mas foi poupado no Fla-Flu, o que gerou desconfiança sobre sua condição física.

A situação ganhou novos contornos com o vazamento de mensagens de José Luiz Runco, ex-chefe do departamento médico do clube. Em um grupo de WhatsApp com dirigentes, Runco afirmou que o uruguaio convive com uma lesão “crônica e irreversível” no joelho direito, além de outra lesão no esquerdo. Ele ainda mencionou que uma eventual venda só seria possível se algum clube se interessasse por razões extracampo.

A repercussão interna foi imediata. O jogador, seu estafe e companheiros de elenco, como Arrascaeta, demonstraram indignação com o teor das mensagens. Runco acabou sendo desligado do Flamengo na última quarta-feira.

Fonte: Jogo de Hoje


.