Inteligência Artificial assume papel decisivo na escolha da arbitragem de LaLiga

Escrito em 21/07/2025
Gustavo Ferreira - Jogo de Hoje

Federação Espanhola apresenta novo comitê técnico com tecnologia e ex-profissionais do futebol para definir escala de árbitros no Campeonato Espanhol



Árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea em Real Madrid x Barcelona — Foto: Getty Images

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta semana a reestruturação do Comitê Técnico de Arbitragem (CTA), revelando a criação de um grupo consultivo que terá a missão de escalar os árbitros responsáveis por cada rodada da LaLiga. A grande novidade é o uso da Inteligência Artificial, que será a responsável por dar a palavra final sobre as escolhas — após uma análise conduzida por um painel formado por especialistas e nomes ligados ao futebol.

Entre os integrantes estão três ex-árbitros, o clube Sevilla, o ex-atacante Álvaro Negredo e um ex-treinador — que ainda será nomeado pela RFEF. O objetivo do comitê é tornar os critérios de escalação mais claros, em resposta às recentes pressões por maior transparência no processo de arbitragem.

A crise entre os grandes clubes e o órgão de arbitragem se intensificou nos últimos tempos, especialmente com Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid demonstrando insatisfação com supostas interferências externas em decisões de campo.

A nova estrutura tem como foco dar suporte a Chema Alonso, especialista em IA e membro do CTA, que ficará responsável por alimentar o sistema com dados detalhados de cada jogo. A Inteligência Artificial, então, processará as informações para indicar o árbitro mais adequado para conduzir cada partida da liga.

Além disso, a tecnologia também poderá ser aplicada em outras frentes ao longo da temporada, como parte de uma estratégia mais ampla para modernizar e fortalecer a credibilidade da arbitragem espanhola.

Fonte: Jogo de Hoje



.