Clube envia ofício à Federação Paulista de Futebol expondo insatisfações com a arbitragem na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras
Julio Casares no Allianz Parque — Foto: Marcos Ribolli
O São Paulo avalia a possibilidade de não utilizar seus principais jogadores no Campeonato Paulista de 2026. O clube demonstrou insatisfação com a arbitragem na semifinal contra o Palmeiras, realizada na última segunda-feira, e, por isso, enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol nesta terça-feira.
No documento, o Tricolor solicita que o árbitro Flávio Rodrigues de Souza seja retirado do quadro de arbitragem da FPF e informa que está analisando sua participação na próxima edição do torneio. A ideia de não escalar força máxima na competição está em pauta.
As principais queixas do São Paulo envolvem a atuação da arbitragem, o funcionamento do VAR e a postura da Federação Paulista de Futebol. O clube também se mostrou incomodado com a declaração de Reinaldo Carneiro Bastos, que, em entrevista coletiva nesta terça-feira, afirmou que o goleiro Rafael poderia ter evitado o pênalti sofrido por Vitor Roque "se ele chuta para a frente" a bola.
As críticas do Tricolor não se resumem ao lance do pênalti. No ofício, o clube questiona a condução geral da arbitragem no clássico, mencionando outras decisões controversas. Além disso, relembra que Flávio Rodrigues de Souza já havia sido afastado pela CBF em 2024 devido a um erro na partida entre Vitória e Fluminense pelo Brasileirão, ficando quatro rodadas sem apitar.
Na visão do São Paulo, a Federação Paulista de Futebol falhou ao não tomar uma posição firme diante dos acontecimentos da última segunda-feira.
Diante dessa insatisfação, o clube não descarta escalar um time alternativo no Paulistão de 2026, caso não haja mudanças na arbitragem e na condução da competição.
Fonte: Jogo de Hoje 360