Uefa avalia novos ajustes no formato da Champions League para a temporada 2025/26

Escrito em 23/04/2025
Gustavo Ferreira - Jogo de Hoje

Mesmo com mudanças aplicadas neste ano, entidade considera alterações adicionais; propostas serão discutidas no fim de maio, em Munique



Troféu da Champions League 2024/25 — Foto: Uefa via Getty Images

A atual edição da Champions League já contou com uma significativa reformulação em seu formato, com a adoção da fase de liga. No entanto, a Uefa analisa novas possibilidades de ajustes que podem ser implementados a partir da temporada 2025/26. Segundo o jornal alemão Bild, três propostas principais estão em pauta, uma delas motivada por uma insatisfação do Arsenal.

Entre as mudanças em estudo estão: garantir que os clubes com melhor desempenho na fase classificatória possam jogar a partida de volta dos mata-matas em casa, eliminar a prorrogação — com empates sendo resolvidos diretamente nos pênaltis — e revisar o modelo de confrontos entre equipes do mesmo país.

A reclamação do Arsenal está por trás da primeira sugestão. O clube inglês expressou desconforto ao ter disputado os jogos de volta das quartas de final e da semifinal fora de casa, contra Real Madrid e PSG, respectivamente, mesmo tendo encerrado a fase de grupos em terceiro lugar — à frente de ambos os adversários. “A equipe acredita que o bom desempenho na etapa inicial deveria ser recompensado”, segundo a publicação.

Hoje, os oito primeiros colocados da fase classificatória garantem vaga direta nas oitavas de final e têm o benefício de decidir essa etapa em seus domínios. No entanto, essa vantagem não se estende às quartas e semifinais, o que motivou a proposta de extensão do critério para todas as fases eliminatórias.

Outro ponto em discussão é o possível fim da prorrogação. A Uefa considera que, com o calendário sobrecarregado e o aumento de lesões entre os atletas, resolver os duelos diretamente nos pênaltis após empate no tempo regulamentar pode ser uma solução para reduzir o desgaste físico dos jogadores.

Por fim, a entidade estuda reavaliar o regulamento sobre confrontos entre clubes do mesmo país. No antigo formato, essas partidas eram evitadas nas fases iniciais. Com o novo sistema de liga, o impedimento vale apenas para a fase classificatória. A proposta visa entender se é viável retomar a restrição também nas oitavas de final.

Todas essas sugestões ainda estão em fase de análise e deverão ser debatidas oficialmente no dia 30 de maio, em Munique, durante uma reunião do Comitê de Competições de Clubes — marcada para a véspera da grande final da Champions 2024/25.

Fonte: Jogo de Hoje 360