Jovem atacante foi substituído após tentativa mal-sucedida de cavadinha, que desagradou Ancelotti na vitória sobre o Getafe
Endrick em ação pelo Real Madrid contra o Getafe — Foto: REUTERS/Isabel Infantes
Na vitória do Real Madrid sobre o Getafe nesta quarta-feira, Endrick começou como titular, mas acabou sendo substituído no segundo tempo. Após a partida, o técnico Carlo Ancelotti não escondeu sua insatisfação com a atitude do atacante brasileiro em um lance específico. Durante a entrevista coletiva, o treinador classificou a finalização de Endrick como "de teatro", demonstrando claro incômodo.
Segundo o jornal Marca, publicado nesta quinta-feira, essa jogada pode trazer consequências para o jovem jogador. A reportagem relembra um episódio semelhante ocorrido na temporada 2013/2014, quando Álvaro Morata perdeu uma oportunidade clara de gol em um jogo contra o Valladolid. Na ocasião, Morata acabou ficando fora de seis das oito partidas seguintes do clube madrilenho.
— Morata mais tarde recuperou sua posição, que era um papel com um pouco mais de relevância do que o atual de Endrick — destacou José Félix Diaz, autor da matéria. O veículo enfatiza que Ancelotti costuma ser avesso a jogadas de efeito em momentos decisivos.
— Poucas coisas elevam mais o tom do discurso de Carlo Ancelotti do que a falta de capricho quando se depara com a oportunidade de encerrar um jogo. Os jovens são alertados sobre isso diariamente. Garantir um gol ou pelo menos adotar a solução mais simples é uma obsessão para o italiano quando se trata de uma chance clara de decidir o jogo. Endrick sabia disso e errou ao tentar embelezar, em vez de dar uma solução mais simples. É uma máxima do treinador do Real Madrid e, quando isso acontece, a geladeira aparece no caminho dos jogadores.
O lance que gerou toda a discussão ocorreu aos 11 minutos do segundo tempo, quando Endrick foi lançado livre em direção ao gol de David Soria. O atacante tentou aplicar uma cavadinha, mas acabou pegando mal na bola, que terminou facilmente nas mãos do goleiro do Getafe. Poucos minutos depois, aos 19, Ancelotti decidiu substituí-lo, colocando Jude Bellingham em campo.
Aos 18 anos, Endrick teve nesta quarta-feira sua estreia como titular no Campeonato Espanhol. Até o momento, suas atuações mais expressivas foram na Copa do Rei, onde disputou cinco jogos — sendo titular em quatro — e marcou cinco gols.
O brasileiro divide a artilharia da competição com Julián Álvarez, do Atlético de Madrid (já eliminado), e Ferrán Torres, do Barcelona, adversário do Real na grande final marcada para este sábado.
Com o Barcelona liderando La Liga com quatro pontos de vantagem e apenas cinco rodadas restantes, a decisão da Copa do Rei se tornou a principal chance do Real Madrid levantar um troféu na temporada. Porém, Endrick deve enfrentar forte concorrência para garantir um lugar entre os 11 iniciais. Em nova declaração pós-jogo, Ancelotti indicou que Rodrygo, mesmo em má fase, deve começar como titular.
— Mas em jogos decisivos ele marca. Confio totalmente em Rodrygo — afirmou o treinador.
Fonte: Jogo de Hoje 360