O Restaurante Popular de Palmas, Sul do Paraná, serviu mais de 7,5 mil refeições no primeiro semestre do ano. Diariamente, o espaço serve, em média, 100 refeições gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Restaurante, que leva o nome de Faouzie Abou Jokh, a Dona Selma, entrou em funcionamento no dia 20 de janeiro. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h.
A equipe de trabalho é composta por um cozinheiro, duas auxiliares, coordenadora e nutricionista, que servem, em média, 100 refeições diárias. Até o final de junho, mais de 7,5 mil refeições foram servidas.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, que é responsável pela gestão do espaço, cada refeição custa, em média, R$ 11,00. O valor é custeado em parte pela Assistência Social e também pela Secretaria de Administração. Parte dos alimentos é direcionada ao Restaurante Popular por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O atendimento do Restaurante Popular é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, que tenham Cadastro Único atualizado e se enquadrem em determinados valores de renda per capita familiar. Os interessados devem procurar uma das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para fazer o cadastramento e emitir a carteirinha que deve ser apresentada no Restaurante. Não há cobrança pelas refeições servidas no local.
Alimentos ultraprocessados representam mais de 20% da alimentação dos palmenses