Um dos principais meios de comunicação até a década de 1990, os telefones de uso público, mais conhecidos como orelhões, serão aposentados oficialmente. Equipamentos já considerados raros em algumas localidades, começarão a ser retirados das ruas. O trabalho, que deve ocorrer em todo o Brasil, seguirá até o final de 2028. Na região Sudoeste do Paraná, ainda existem 18 orelhões – alguns ativos e outros em manutenção.
Em dezembro de 2025, os contratos de concessão de telecomunicações se encerraram e as operadoras de telefonia não têm mais a responsabilidade de manter os orelhões em funcionamento. Já neste inicio de 2026, foi iniciada a remoção dos aparelhos desativados. Mas, ainda existem alguns ativos.
Levantamento da Rádio Club de Palmas, com base em dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), apurou que na região Sudoeste do Paraná, há ainda 10 orelhões ativos. Outros 8 estão em manutenção. A totalidade dos equipamentos estão em localidades do interior dos municípios. Confira a quantidade de orelhões no Sudoeste:
O processo de retirada já vinha ocorrendo nos últimos anos. Em dezembro de 2024, eram 397 orelhões, entre ativos e em manutenção, contabilizados pela Anatel nos municípios do Sudoeste do Paraná. Com a desativação dos orelhões, as operadoras devem redirecionar seus recursos para investimentos em redes de banda larga e telefonia móvel.