Cada vez mais em desuso por conta das novas plataformas de correspondências online, o serviço tradicional de recebimento de correspondências é muito útil para populações distantes dos centros urbanos e sem amplo acesso às redes sociais. Por isso, moradores do interior de Palmas, Paraná, passam a contar com Módulos de Caixas Postais Comunitárias, através dos Correios.
O coordenador Operacional dos Correios, Cealdemir Gomes Ribeiro, explicou que inicialmente as unidades foram disponibilizadas na Escola Municipal de Campo Maria Sebastiana Baptista, bairro Pitanga e na Escola Municipal do Campo, Assentamento Paraíso do Sul. O serviço é destinado aos interessados em manter um endereço fixo e a retirada dos objetos só é possível com a utilização da chave pelo usuário cadastrado.
O serviço foi disponibilizado através da parceria entre os Correios e os poderes Executivo, Legislativo de Palmas. O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bannake, explicou que as Caixas Postais Comunitárias atende aos moradores interessados no serviço e que enfrentavam dificuldades para receber correspondências. O Módulo no Assentamento Paraíso do Sul, que é o mais centralizado, poderá atender moradores de outras localidades distantes até cem quilômetros do centro de Palmas.
Por outro aspecto, a falta de endereço com CEP impossibilita a realização de cadastros, matrículas em escolas e acesso a serviços públicos que exijam comprovante de residência. Conforme os Correios, além de oferecer mais qualidade na entrega de correspondências, as caixas postais comunitárias garantem ao cidadão um endereço postal seguro e confiável. O serviço é semelhante ao de Caixa Postal oferecido nas agências, com uma diferença: é gratuito.
Os moradores utilizam o endereço do local onde está instalado o módulo de caixa postal, informando como complemento o número das respectivas caixas individuais. O carteiro deposita as correspondências nas caixas e os moradores fazem a retirada, abrindo o compartimento, que é trancado com chave. A gestão é compartilhada com a comunidade, que se responsabiliza pela manutenção e correta utilização do material.