O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) concluiu a Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) no município de Palmas. Os entrevistadores contratados pelo Instituto visitaram 330 domicílios palmenses, durante pouco mais de dois meses de trabalho.
Nesta esta terça-feira (29), o levantamento, que vai traçar o perfil socioeconômico detalhado dos paranaenses, chegou a 93% da meta de entrevistas com a população. Até o momento, os pesquisadores contratados pelo Ipardes já finalizaram os ciclos de entrevistas com moradores de 280 municípios paranaenses, obtendo dados detalhados sobre moradia, emprego, renda, escolaridade, alimentação e hábitos das famílias. A meta prevista no PAD-PR é de uma cobertura de 60 mil domicílios, distribuídos em 361 cidades do Estado.
Na região de Palmas, a pesquisa ainda é realizada nos municípios de General Carneiro, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Pinhão. Em Bituruna, Clevelândia, Cruz Machado e Mangueirinha o trabalho já foi concluído.
As entrevistas têm duração média de 10 a 15 minutos e são feitas por agentes identificados com crachá com foto, coletes do Ipardes e folhetos informativos. As informações fornecidas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos.
Iniciado em março, o trabalho de campo será concluído em agosto. Os primeiros resultados devem ser apresentados pelo Ipardes ainda em 2025, por meio de um painel interativo no site do órgão estadual, por meio do qual será possível consultar os dados em formato de gráficos, tabelas e relatórios estatísticos.