Brigada Florestal e de Fiscalização fortalece proteção ambiental na Terra Indígena Rio das Cobras

Escrito em 20/01/2026
Guilherme Zimermann

A Terra Indígena Rio das Cobras, localizada entre os municípios de Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu, criou uma Brigada Florestal e de Fiscalização, denominada Gój ki Pỹn. A iniciativa recebeu apoio da ONG Uirapuru, por meio do Fundo Casa Socioambiental.

A estruturação da brigada se deu com a aquisição de equipamentos, EPIs, camisetas, materiais de divulgação e ações de educação ambiental. Inicialmente, a ideia era formar uma brigada voluntária voltada exclusivamente ao combate a incêndios florestais. No entanto, com o avanço dos debates internos e o fortalecimento da organização comunitária, o grupo ampliou seu campo de atuação, servindo também como instrumento de apoio à gestão territorial.

Em parceria com a liderança indígena, a Associação ATIRC, a comunidade indígena e agricultores tradicionais, a brigada também desenvolve ações integradas no espaço agroecológico. O trabalho envolve a proteção da floresta e das águas, apoio às roças tradicionais, oferta de mão de obra, o uso de equipamentos para o roçado e a orientação para a queima controlada, respeitando os saberes tradicionais e as normas ambientais.

Fonte: Assessoria/ONG Uirapuru

.